CAC - Central de Atendimento ao Condômino

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190 - Brigada

192 - Samu

193 - Bombeiros

(51) 3288-2400 - Polícia Civil

156 - Prefeitura

180 - Central Atend. Mulher

181 - Disque-Denúncia

(51) 3288-2172 - Delegacia da Mulher

(51) 3233-6255 - Delegacia da Criança 

118 - EPTC

 

Procedimentos Básicos de Emergência

e Dúvidas Frequentes


1) Verifique o funcionando do seu controle. Troque a pilha se necessário;

2) Veja se algum vizinho consegue abrir o portão;

3) Caso contrário, retire o cadeado ou trava para abrir o braço do portão; (Veja o vídeo correspondente na seção vídeos);

4) Abra o portão manualmente;

5) Entra/Saia com o carro e feche novamente;

6) Após essas ações, comunique o síndico.

1) Converse com o vizinho e explique sobre os barulhos que estão ocorrendo em horário de silêncio, informe que o regimento interno determina os horários. Uma boa conversa muitas vezes resolve!

2) Se a conversa não resolver, registre sua solicitação para que o síndico aplique as leis da convenção/regimento interno. (Menu "Pedido de notificação").

1) Ligue para a empresa de manutenção do elevador e informe que há uma pessoa presa;

2) Para tranquiliza-lá, tente informar a sua ação e o tempo previsto para chegada da empresa;

3) Após essas ações, comunique o síndico.

Pensando em começar uma reforma em seu imóvel, ampliar ou modificar para ficar do jeito que você gosta? Lembre-se de ficar atento às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece padrões a serem seguidos em diversos setores.

A NBR 16280, norma brasileira que regulamenta reformas em edificações, foi originalmente publicada em 2014. A NBR inclui métodos que precisam ser seguidos antes, durante e depois da reforma.

O morador deve enviar à administração do condomínio um memorial descritivo da reforma, com a indicação de cada ambiente que passará por alterações e detalhamento das mudanças. A reforma também deve ter um projeto que indique o que será removido ou construído e explicando, se for o caso, quais serão as alterações necessárias nas redes elétricas, hidráulicas e de gás.

Importante, também, atentar para os horários estabelecidos no Condomínio para transporte de materiais e execução de obras.

1) Verificar se outro vizinho possui luz. Caso positivo verifique o disjuntor do apartamento. Se não resolver, faça contato com um eletricista ou empresa fornecedora de energia elétrica;

2) Caso negativo, verifique se as áreas comuns também estão sem luz;

3) Verificar se há luz na vizinhança, se não houver, é um problema geral no bairro;

4) Entre em contato com a empresa de energia elétrica para verificar qual o problema e o tempo para reestabelecimento da energia;

5) Após essas ações, comunique o síndico.

1) Verificar se outro vizinho também está sem água;

2) Verificar se há falta de água em algum ponto das áreas comuns do prédio;

3) Verifique com a empresa fornecedora de água o motivo da falta de água;

4) Se essas ações não trouxerem uma conclusão, comunique o síndico.

1) Feche o registro de gás do seu apartamento, abra as janelas. Se não passar, esvazie o local;

2) Se o cheiro vier das áreas comuns, vá até a central de gás, feche o registro geral do condomínio e não retorne para seu apartamento (Veja como fechar o registro geral na seção vídeos);

3) Ligue para empresa fornecedora de gás e informe o ocorrido;

4) Após essas ações, comunique o síndico.

Condomínios atuam por rateio de despesas. Normalmente, utiliza-se a Previsão Orçamentária, onde estão dispostas todas as despesas correntes e previstas. Através deste levantamento, é possível identificar o custo total mensal do Condomínio. Este valor total é rateado entre todos os condôminos, podendo ser através da fração ideal de cada unidade ou em igualidade de partes, conforme disposto na Convenção do Condomínio.

Na maior parte dos Condomínios, a cobrança do consumo individualizado é feita mensalmente junto com a taxa de condomínio, sendo que o valor do metro cúbico é informado pela empresa fornecedora de gás.  

Existem alguns Condomínios que, por não possuir medidores individuais para medição de consumo, efetuam o rateio das despesas mensais de gás em iguais proporções ou através da fração ideal de cada unidade residencial.

Possuem também, condomínios que optam pela cobrança individualizada de gás. Ou seja, o gerenciamento do fornecimento de gás e cobrança é efetuado por empresa terceira ao Condomínio. Neste caso, o Condomínio não possuirá gerência sobre cobrança e abastecimento.

A coleta do lixo seco/orgânico se altera de acordo com o bairro.

Para saber o dia/hora da coleta, favor consultar o link para prefeitura.

Lixo Seco: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_secao=209

Lixo Orgânico: http://www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/col/ProcLogr.html

1) Pressione o botão de alarme do elevador;

2) Aguarde que alguém do prédio fale com você;

3) Se ninguém fazer contato, tente ligar para o número da empresa do elevador ou outra pessoa;

4) Em último caso chame por socorro.

1) Acione o alarme de incêndio, se houver;

2) Vá para área externa do condomínio e permaneça lá;

3) Ligue para o Corpo de Bombeiros; (ver telefones úteis)

4) Tente avisar os brigadistas do condomínio, se houver;

5) Desligue o registro geral do gás; (Veja o vídeo correspondente na seção vídeos);

6) Após essas ações, comunique o síndico.

1) Mantenha a calma;

2) Não reaja;

3) Informe a Brigada Militar e Portaria do Condomínio (se houver);

4) Após essas ações, comunique o síndico.

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